terça-feira, 29 de abril de 2008

problemas


Quem não tem problemas no seu dia-a-dia?
Li algo sobre isso num livro editado em 1965 que me parece ter sido escrito hoje...
Os problemas existem porque "nós" os criamos.
Sem nos cansarmos, consideremos um problema que nos esteja a incomodar, sem fugirmos à questão, como normalmente acontece. Quantos de nós receamos encarar o problema, damos voltas à cabeça, procuramos esquecê-lo, evitamo-lo, etc., etc..
Por mais desagradável que seja esse problema, por mais culpado que nos sintamos frente a alguma coisa, procuremos proceder de uma forma diferente.
Vamos abrir a nossa mente, com determinação, abordemos esse problema, procuremos a raiz da questão que se prende com ele, encaremo-lo de frente, descubramos o que nos perturba e o que nos assusta.
Depois... quando tivermos examinado, connosco mesmos, os aspectos desse problema, VAMOS DORMIR COM ELE!
Se você "dormir com uma coisa", ela será passada ao seu Eu Maior, que tem compreensão muito mais ampla do que a sua. Quando o seu Eu Maior, ou mesmo o seu subconsciente, puder examinar o problema e sair com uma solução, é frequente passar essa solução para o seu consciente, indo ter à sua memória.
Quando despertar, vai notar, com espanto e satisfação, que tem a resposta para aquilo que o estava a perturbar.


13 comentários:

Secreta disse...

Hm ... nem sempre é assim. Pelo menos comigo.
Bom feriado e fim de semana ;)
Beijito.

Bichodeconta disse...

Não conhecia este espaço, e ao chegar aqui, esta luz, como que me iluminou também..Voltarei aqui sempre que o tempo o permita.. deixo um beijinho de boas vindas espero continuar a merecer a sua visita..

Brisa do Mar disse...

A nossa almofada é sempre uma boa conselheira, concordo!
Bjokas e um Bom Feriado, Fica Bem!!

Anónimo disse...

É verdade, sim. Tem toda a razão! Aprendi isso com um amigo meu que me ensinou muitas coisas e ajudou de certaa forma a abrir os olhos para o mundo e para mim. Mas não é fácil, é preciso treino, muito treino. Mas há problemas que nem "dormindo com eles", ou talvez, sejamos nós que não o queiramos inconscientemente os olhar de frente?!não sei bem. Mas por exemplo, problemas financeiros, é muito difícil abrirmos a nossa mente e fazermos este tipo de exercício. Problemas graves da saúde.... (fico por aqui)..
É sempre bom fazer-os pensar. Obrigada!

P.S. Passei pelo Laramablog e ficou contente por tb ter conhecido. Foi com esse blog que o identifiquei. Desculpe.
Elsa

AML disse...

secreta:
Claro que nem sempre é assim. Nem contigo nem comigo!
Mas que a verdade parece estar bem perto, disso não tenho dúvidas!
Um feriado cheio de luz!

AML disse...

bichodeconta:
Benvinda a este cantinho que nada tem de extraordinário...
Tomara que a Luz ilumine todos os seres da Terra e lhes transmita o conhecimento suficiente para que a Vida se manifeste em harmonia e paz...

AML disse...

brisa do mar:
A nossa almofada é o melhor templo para uma conversa com o divino!
Longe de ruídos e de problemas e de stresses e de pensamentos múltiplos, o colo de um Deus de amor "sente-se" mais ternamente no aconchego duma almofada!...

AML disse...

Elsa:
A razão não é exclusiva nem para mim nem para ninguém.
A verdade absoluta não existe neste mundo e cada um de nós tem a sua verdade. Legítima e autêntica.
Nem todos os problemas são de fácil solução! Mas creio que podemos "dar-lhes" sempre uma solução...
A nossa solução para a perda dum ente querido, a nossa solução para a falta de dinheiro, a nossa solução (...) para a falta de saúde, eu sei lá!...
Colocarmo-nos na pele de quem vive cheio de problemas é bem mais difícil do que "dar ideias" para os resolver, eu sei bem!
Mas também acho que NÓS SOMOS muito mais do que seres que se deixem destruir pelos problemas terrenos...
És mulher, denotas possuir um espírito forte e esclarecido, e sabes que muitos dos problemas são perfeitamente passíveis de ser enfrentados com toda a calma e serenidade...

PS: Através do Google é fácil chegar ao "laramablog" que referes. Foi de lá que retirei o tema da Anael que serve de música de fundo a este "cantinho" bem mais simples e calmo...

Anónimo disse...

Não sei porquê, sinto que não gosta ou não entende o que eu quero dizer, não sei bem porquê.
Sinto e o que sinto, sinto! Deixarei livre o caminho...
Felicidades!
(o Laramablog, não tinha este tema ANAEL, deixou sim um comentário, que diz "At Abril 16, 2008 10:26 AM, AML diz...
"Uma porta que se fecha abre sempre uma janela em algum outro lugar!
Acredito que essa janela esteja já entreaberta!"
Acredito que seja este cantinho.
Não me julge. Com licença.
Elsa

Anónimo disse...

Retiro o "não me julgue". Este blog pelo seu simbolismo mexeu com muitos aspectos da minha sensibilidade, da minha existência, da minha aprendizagem, e de tudo o que eu acredito, por isso esta "mistura" de sentimentos. mea culpa

AML disse...

Elsa:
Respeito a tua sensibilidade e os teus sentimentos!
Quando nos sentimos confusos, um pouco de quietude ajuda-nos sempre a serenar o nosso espírito...

Um Momento disse...

"Os problemas existem porque "nós" os criamos."
Nada mais certo...Acontece que por vezes não só os criamos como os vivemos...
Em tempos passados eu era um problema...
Vivia cada situação menos agradável mais intensamente do que as que me eram mais agradáveis...
O tempo ensina-nos...
A vida aconselha-nos...
Hoje vivo cada momento menos agradável ( ao que já nem apelido de "problemas" como algo natural...que fazem parte da vida...
Quando não me encontro"bem" vou até ao mar... isolo os meus sentidos...penso ou simplesmente deixo-me a divagar até encontrar uma solução( e faço isso para TUDO até os mais sérios "problemas")
Há que ter a noção que todos nós carregamos uma "cruz"...
Que todos nós estamos ora melhor ora nem por isso...
Não podemos de forma alguma passar a vida a lamentar-nos do que é tão certo, mas sim tentar encontrar soluções e ás vezes é mais fácil do que aparenta...
Não "falo" de "barriga cheia"...
"Falo" com conhecimento de causa, pois foi assim que aprendi, que continuo a aprender...
E sim...há momentos na vida em que libertar a nossa mente sabe tão bem...

Um beijo muito Grande!

(*)

AML disse...

um momento:
A tua evolução é por demais evidente!
A tua caminhada tornou-se segura!
Não crias limites às tuas escolhas, sabendo que elas condicionam e são condicionadas.
Há quem chame "karma" a essa cruz, há quem nem lhe dê qualquer significado.
O teu mar é o amigo que te abriga nos teus momentos especiais.
Por isso, cresceste!